Fomento das relações diplomáticas, empresariais e culturais

Cooperação internacional

Promoção da cultura africana em Portugal e na Europa

Desenvolvimento sustentável

Diálogo intercultural

Missão

O Clube de África tem como missão ser um ponto de encontro para os diplomatas africanos em Lisboa, bem como empresários, académicos e personalidades da cultura e das artes, promovendo assim uma rede de contactos e relações institucionais entre África e Portugal.

Promover iniciativas que privilegiam sempre o fomento da troca de ideias e partilha de conhecimento, a promoção cultural e empresarial sempre com vista a cooperação entre a África e Portugal, bem como o debate e reflexão sobre questões políticas, económicas e culturais que afetam o continente africano.

Colaborar de forma activa com as mais diversas organizações e instituições, académicas, políticas e culturais para o desenvolvimento sustentável e para a construção de um mundo mais justo e equitativo.

Trabalhamos por isso em estreita colaboração com governos africanos e instituições diplomáticas para facilitar o diálogo e a cooperação entre essas entidades e Portugal.

A nossa história

O Clube de África é uma organização sem fins lucrativos fundada em maio de 2022 por um grupo de apaixonados pelo continente.

Temos como objetivo principal fomentar as relações diplomáticas e institucionais entre os países africanos e os países africanos em Portugal, promovendo a cultura, a história e as línguas africanas.

Baseados em Lisboa, numa das capitais europeias mais vibrantes da actualidade, queremos ser um espaço de encontro e convívio para diplomatas, empresários, académicos, artistas e todos aqueles que se interessam pela cultura e história dos países africanos. Nós acreditamos na importância do diálogo e colaboração entre as nações africanas e de fortalecer as relações institucionais com Portugal e outros países.

Através de uma abordagem multidisciplinar, o Clube de África pretende discutir e promover o desenvolvimento do continente africano, abrangendo temas que vão desde a política, economia, tecnologia e inovação até à arte, literatura e música. O Clube de África quer ser um espaço de troca de ideias, onde se discutem os desafios e oportunidades que se colocam ao continente africano.